Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

13 de dezembro de 2013

Os Marinheiros na Umbanda


Os Marinheiros da Umbanda são homens e mulheres que, quando encarnados, de alguma forma se relacionaram com o mar. Eles são os "limpa-trilhos" da Umbanda, levando todo o mal para as ondas do mar e, por este motivo, são considerados os Exus da calunga grande.

Os Marinheiros trabalham na linha de Iemanjá, trazendo mensagem de esperança e muita força. Seu trabalho é realizado em descarrego, consultas, passes, no desenvolvimento dos médiuns e em outros trabalhos que possam envolver demandas.

Quase sempre se apresentam cambaleantes (não por estarem bêbados, mas sim por causa do balanço do navio), e têm em suas danças o balanço das ondas do mar.
A gira de marinheiro é bem alegre e descontraída. Eles são sorridentes e animados, não tem tempo ruim para esta falange. Com palavras macias e diretas eles vão bem fundo na alma dos consulentes e em seus problemas. Em seus trabalhos são sinceros e ligeiramente românticos, sentimentais e muito amigos. Gostam de ajudar aqueles que estão com problemas amorosos ou em procura de alguém, de um "porto seguro".

Em muito, seu trabalho é parecido com o dos Exus. Dificilmente um leigo irá notar a diferença entre alguns marinheiros e os Exus na hora da gira, pois alguns Exus vêm com todos os trejeitos dos Marinheiros e com outros nomes, é quase imperceptível.

Os Marinheiros não têm filhos de cabeça, pois são entidades auxiliares. Têm como chefe de falange o Seu Martim Pescador.

Características:
Cor = azul marinho
Guias = contas azul marinho ou azul marinho com branco
Erva = arruda
Símbolos = âncora, peixe, onda, navio
Ponto da natureza = orla do mar
Flor = margarida branca
Pedra = água marinha
Metal = bronze
Dia da semana = sábado
Elemento = água
Bebidas = cerveja, cachaça, vodka, rum, conhaque ou uísque
Animal representativo = peixe
Comidas = peixe ou frutas
Data comemorativa = 13 de dezembro
Sincretismo = não há
Saudação = Da Costa, Marujo! Salve a Marujada!

Alguns representantes mais conhecidos:

Seu Martim Pescador
Maria do Cais
Chico do Mar
Zé Pescador
Seu Iriande
Seu Gererê
Seu Sete Marolas