Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

11 de outubro de 2012

Orixá de Cabeça e Adjuntó


Orixá de cabeça é aquele que rege a coroa do médium. O Orixá de Cabeça corresponde à energia fundamental da atual encarnação da pessoa, imprimindo-lhe características mais marcantes em sua personalidade. Rege o chacra coronário (do alto da cabeça), por isto nas obrigações os Pais ou Mães de Santo utilizam esta parte do corpo.

O Orixá de Cabeça, além de reger a coroa do médium, também rege as Entidades que o médium incorpora / trabalha.

O Juntó ou Adjuntó é o Orixá que acompanha o Orixá de Cabeça, formando com ele um par. Este termo vem do latim e quer dizer junto de, ao lado de, adicionado. O comum é formar-se um casal (masculino e feminino), contudo, esta não é uma regra absoluta, havendo exceções, embora sejam muito raras.

Se o médium for um homem, o Orixá de Cabeça será masculino e o Adjuntó será feminino; se for mulher, será o inverso.

Os Orixás da coroa do médium são em pares para haver equilíbrio, pois a pessoa possui características marcantes de personalidade do Orixá de Cabeça, sendo que o Adjuntó ajuda a harmonizar as características com menos qualidades positivas.

As únicas formas do médium saber quem é seu Orixá de Cabeça são: através do jogo de búzios, confirmação pelo Guia-Chefe da Casa e pelo próprio Orixá que se apresentará riscando seu ponto e cantando seu ponto de raiz.