Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

23 de setembro de 2012

Linha de Yori


A linha de Yori é composta pelos Ibeijis, que são os Orixás africanos que protegem as crianças. Foram sincretizados a São Cosme e São Damião, conhecidos na Umbanda como os Orixás de amor e alegria.
Os santos católicos viveram no oriente e também foram perseguidos por Diocleciano. Historicamente pouco se sabe sobre eles, sabe-se que eram gêmeos e foram médicos.
Em grego eram chamados de “anargiros”, isto é, sem dinheiro. Isso porque não cobravam por seus préstimos e curavam não somente os homens, mas também os animais e pouco se sabe sobre a morte de ambos.
Os espíritos trabalhadores sobre a influência de Ibeiji, apresentam-se normalmente sob a forma de crianças ou espíritos de crianças, porém, espíritos não têm idade, apresentam-se dessa forma de modo a facilitar a comunicação com as nossas crianças. Estes espíritos puros trazem a cura para as doenças e amparam todas as crianças enquanto elas manterem a inocência.
Seus domínios são os parques, jardins e grandes gramados. Sua cor é o rosa, os espíritos que trabalham sob a irradiação de Ibeiji são espíritos de grande força espiritual. 
Não devemos julgá-los fracos devido à forma como se apresentam, ou seja, como crianças, depois de Oxalá são os únicos que dominam totalmente a magia.
Nas obrigações a Ibeiji são utilizadas velas cor de rosa, flores com tonalidade rosa ou branca e sem os espinhos. Também são usados doces como as cocadas, balas, pirulitos, fatias de bolo, etc. A bebida é a água pura ou então misturada com mel e, mais recentemente, são utilizados refrigerantes como o guaraná.
A eles podemos pedir proteção contra demandas e malefícios; pedir principalmente proteção para nossas crianças, principalmente as enfermas. 
Ao pedir ajuda a linha de Ibeiji faça-o com o coração isento de mágoas e amarguras. Por serem extremamente positivos, afastam-se das pessoas interesseiras, com pensamentos negativos e egoístas.
São raros os filhos de Ibeiji, por não suportarem sentimentos negativos, escolhem a dedo os seus filhos, na realidade preferem ficar perto das crianças, enquanto manterem a inocência. 
São poderosos aliados das forças do bem, nada maligno consegue resistir a eles.

Cor                       Rosa
Domínios               Parques e jardins
Atuação                 Contra doenças e feitiços
Saudação               Oni Ibeijada
Elemento               Terra