Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

3 de agosto de 2012

Templo de Umbanda e sua formação


Um Templo Espiritual de Umbanda é idealizado e concebido em instâncias Espirituais de elevado plano sob orientação de Oxalá. A missão de um Terreiro, neste plano, é objeto de estudo e experimentos desenvolvidos ao longo de muitas vidas, onde neste período são identificadas e definidas as necessidades de aprendizado e evolução espiritual do povo de uma determinada região para a qual serão estabelecidas metas e objetivos, bem como é feita a indicação e preparação dos espíritos que estarão à frente deste Templo. Alguns com a missão de reencarnar para ocupar seus lugares no assentamento e formação de um Terreiro, outros deverão permanecer como Espíritos atendendo a este mesmo desígnio, complementando em ambos os lados os elos que irão dar consistência, firmeza e garantia de continuidade. Neste momento são também criadas e assentadas as colônias formadas por espíritos de luz que darão sustentação ao que está sendo proposto, crescendo e evoluindo na mesma medida de evolução e crescimento do Terreiro.
O assentamento e formação de um Templo Espiritual de Umbanda são definidos muito tempo antes pela Espiritualidade que recebeu esta incumbência de Oxalá por confiar aos Orixás e Entidades que comandarão este Templo a missão da continuidade, disseminação do sentido e objetivos desta religião através de um grupo formado por um Mentor em terra e Filhos de Santo já previamente escolhidos para este fim, onde alguns deles farão parte somente da iniciação e outros darão continuidade, porém, haverá alguns que por opção própria irão desligar-se do Terreiro seguindo o caminho pelo qual optou. Estes filhos poderão estar interrompendo ou prejudicando sua própria missão, o que os levará a responder por isto.
Este grupo não é escolhido ao acaso, cada integrante traz com ele laços de afinidade ou compromisso no ideal de crescimento e evolução deles próprios, do Terreiro e de seus seguidores e do anúncio desta religião à humanidade. Os integrantes deste Templo, denominados Filhos de Santo, possuem diferentes características, conhecimentos e mesmo necessidades de aprendizado que serão aplicados e/ou desenvolvidos através das diferentes atividades que o Terreiro exige para sua manutenção e continuidade, seja no aspecto material como espiritual.
Quando a Espiritualidade idealiza um Templo para este plano são também definidos neste mesmo momento os Mentores Espirituais e o Mentor em terra que irá comandá-lo, este será denominado Mãe ou Pai de Santo. Estas definições são feitas em planos muito elevados, cujo processo de implantação e formação transcorre de forma muito natural, séria e objetiva. Por esta razão, não é dado a qualquer um esta missão.
A firmeza, equilíbrio e continuidade de um Terreiro estão diretamente ligados aos seus fundadores Espirituais, pois eles têm sob sua responsabilidade e compromisso a garantia destes propósitos.
Apesar da fundamental importância dos componentes de uma corrente em seu equilíbrio, energia, estabilidade e realização dos trabalhos, não são de competência de nenhum destes qualquer atribuição quanto à firmeza, equilíbrio e continuidade do Templo, mesmo que estes deixem de fazer parte da mesma, o que causará um desequilíbrio momentâneo, cujo efeito poderá ser maior ou menor, dependendo da atuação do mesmo na corrente e nas obrigações e envolvimento com a Casa. O único representante em terra que poderá causar grande desestabilidade aos objetivos pré-estabelecidos é a Mãe ou Pai de Santo, que tem sob sua responsabilidade o comando da corrente, o desenvolvimento espiritual de seus Filhos de Santo, bem como a disciplina, harmonia e solidez da Casa, sendo, portanto, o elo de ligação entre o comando espiritual e este plano. Para evitar-se esta desestabilidade e prejuízo à continuidade, deverá haver um substituto à altura e devidamente orientado pela Mãe ou Pai de Santo na cadeia de sucessão definida pela Espiritualidade, que dará continuidade à missão do Terreiro.