Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

25 de maio de 2012

O amor pela Umbanda ou pelo Candomblé


O que atrai as pessoas a participarem da Umbanda ou do Candomblé, o que nos faz amar tanto a nossa religião?
Seja pela dor, pelo amor ou simplesmente pela curiosidade, cada um de nós tem um motivo para fazer parte de uma dessas religiões.
O Orixá e as Entidades nos ensinam fatores importantíssimos que devemos aplicar no dia-a-dia.  Amor, garra, determinação, sabedoria, astúcia, inteligência, sagacidade, justiça, honra, entre outros, são elementos contidos em cada Orixá, em cada Guia. É isso que aprendemos, é isso que eles nos ensinam. Existem pessoas que serão eternos consulentes, ou assistentes (como queiram), que possuem a fé, porém não desejam ter um compromisso maior com a espiritualidade.
Existem aqueles que são escolhidos para seguir o caminho sacerdotal, levados a nossas religiões por amor, por curiosidade ou por fatores espirituais e físicos. Como se diz, muitos são os chamados e poucos são os escolhidos. E a forma como o individuo é estimulado a ingressar na espiritualidade é diferente, de ser para ser, de indivíduo para individuo.
O importante é que cada um, à sua maneira, está e estará realizando a missão com a qual veio para este mundo. Seja à frente de uma casa, seja tocando um atabaque, acendendo uma vela, ajudando o próximo ou procurando a fé como ponto de equilíbrio sem compromissos maiores. Cada um da sua forma está praticando a fé religiosa.
E, claro, isso está sempre recheado com provações diárias, pois como é dito, “nada cai do céu”. O fato de procurarmos um guia, um jogo de búzios, uma consulta, fazermos trabalhos, acendermos uma vela não quer dizer que nossos desejos virão ou serão realizados em um passe de mágica. Não. Tudo na vida vem a partir do esforço. A fé, os Orixás, as Entidades e os Guias existem, mas todos são orientadores, protetores e executores de tudo o que pedimos. Só que isso se realiza somente quando unidos à nossas orações colocamos a nossa garra e a nossa determinação. É isso que eles nos ensinam, nos mostram que não devemos desistir jamais, nos mostram que devemos lutar, persistir, insistir sem nos darmos por derrotados.
É este ensinamento que vem através das lendas dos Orixás, das Histórias das Entidades, dos conselhos de um Preto-Velho, por exemplo, um jogo de búzios, que nos faz amar, cada vez mais, a nossa Umbanda ou o Candomblé. O Candomblé e a Umbanda são religiões totalmente ligadas à mente humana, lidando 24 horas com o equilíbrio mental e espiritual. O incentivo constante ao ser humano, a estimulação ao raciocinar e à fé racional. São religiões que nos fazem sentirmos fortes e capazes.
Se você se sentir triste, lembre-se disso: cada um de nós tem uma missão, nada acontece por acaso, nada é sem motivo, tudo tem um porquê e, dentro da religião, sempre terá um ponto de equilíbrio, seja através de uma orientação de um Caboclo, do búzio no Candomblé ou a Sabedoria de um Preto-Velho. A fé está contigo todos os dias e ela mostra sua presença sempre, basta olhar para o lado.
Fonte: Samir Castro