Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

3 de maio de 2012

A caridade é para todos!


Hoje me peguei refletindo sobre a arrogância de certas pessoas. Aquelas que adoram bater no peito para dizer que são umbandistas, mas, na verdade, quando são postas à prova, se mostram totalmente o contrário.

Eu explico: quando começamos a frequentar um Centro somos os consulentes, vamos apenas para tomar um passe energético, ouvir conselhos dos guias e, em alguns casos, incorporar nosso guia. Só. Ficamos ali na assistência sonhando com o dia em que seremos chamados a colocar a farda branca e trabalhar no campo santo, diretamente com as entidades, na linha de frente mesmo.

Enquanto somos da assistência, todos, ou a maioria pelo menos, nos tratam bem, são cordiais, simpáticos, afinal, sem assistência não há terreiro. Ficamos imaginando como seria bom fazer parte daquela casa, daquela família, pois temos a ingênua ideia de que ali não há mentiras, joguinhos, falsidade, competição.

Grande decepção encontramos quando, após estarmos dentro do terreiro, de uniforme e tudo, alguém nos trata mal, alguém nos ignora, não dá nem boa noite e, o pior de tudo, percebemos que existem panelinhas, fofoquinhas, intrigas e ciúmes.

É claro que viver em sociedade é complicado, por menor que ela seja. As panelas são até saudáveis, uma vez que os iguais se atraem, mas não deveria haver mentiras e competição. Deveríamos nos policiar para nos melhorarmos e não nos deixar levar por intrigas e ciumeira.

Agora lhes pergunto: por que aquele consulente, antes tão bem tratado, agora que é parte de sua família parece até que virou seu inimigo? Por que a pessoa que adora bater no peito dizendo que é umbandista faz questão de destratar um irmão? Por que não trazê-lo mais para perto de você, ao invés de enxergá-lo como um concorrente? Concorrente de que, meus queridos?!

Um terreiro deve fazer apenas a caridade, independente de quem a solicite, e seu irmão merece ter de você a mesma caridade direcionada ao consulente de outrora. Não estamos em uma empresa onde cada um tem um cargo e com maracutaias conseguiremos uma promoção. É da sua casa que estamos falando, da sua família, dos seus irmãos de fé!

Portanto, parem com essa bobagem de “eu cheguei primeiro, eu tenho mais tempo de casa, eu tenho que ser o preferido do Pai, ou eu tenho que ser melhor que você”. Ninguém é melhor do que ninguém, cada um tem seu valor e se nos ajudarmos subiremos muito mais rápido. Um terreiro é feito de uma corrente de pessoas guiadas pelo amor e a caridade. Isso significa amar seus irmãos também, tratá-los com carinho e dignidade, da mesma forma que você gostaria de ser tratado.


Quanto mais seu irmão subir, mais você subirá.

E nem me venha com aquela frase: “mas na minha época era assim, meu pai de santo fazia assim, então tem que continuar igual”. A vida é movimento, nada é estático, tenha atitude! Se fizeram errado com vocês, façam diferente, façam o correto!

Nada de hipocrisia e caridade seletiva, a caridade é para todos!

Julia G.