Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

15 de novembro de 2011

Tronqueira

Muitos são os que chegam em um templo de Umbanda e se melindram, se assustam com as firmezas existentes na porta.
Aquelas casinhas, conhecidas como tronqueiras, que tem como finalidade o assentamento das forças dos nossos Exus e Pombogiras.
A tronqueira é um recurso maravilhoso, colocado pelo astral em prol dos templos de Umbanda, que recebem os assistidos, na sua grande maioria, com seres trevosos a atormentá-los.
Este recurso é, no templo, um ponto de força onde está firmado (ativado) o poder dos guardiões que militam em outras dimensões.
O ponto de força funciona como pararraios, é um portal que impede as forças hostis de se servirem do ambiente religioso de forma deturpada.
No astral, os Exus e Pombogiras utilizam-se dos elementos dispostos na tronqueira para beneficiar os trabalhos que são realizados dentro do templo.
Com estes elementos, estes abnegados servidores da luz anulam forças negativas, recolhem e encaminham seres trevosos, abrem caminhos, protegem, etc.
Dentro de uma tronqueira encontramos vários tipos de ferramentas (instrumentos mágicos), como: tridentes, punhais, pedras, ervas, velas, bebidas, etc. Cada instrumento com sua finalidade específica. Tanto os Exus quanto as Pombogiras ativam seus mistérios nestes elementos com a finalidade de realizarem seus trabalhos espirituais.
É importante que os médiuns e os assistidos saibam da importância de uma tronqueira e que todos saibam que este ponto de força está sob as ordens da Lei Maior.
Quando alguém deturpa este ponto de força, usando-o de forma negativa, este se torna um portal negativo.
Devemos saudar a Tronqueira de forma respeitosa quando adentramos nos templos.
Qualquer um pode se servir do poder destes guardiões, acendendo uma vela, pedindo proteção e auxílio, que receberá. Eles estão a serviço do Bem, da Lei Maior.