Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

1 de julho de 2011

A humildade

Todos já ouviram a palavra humildade, não é mesmo? Lógico! Esta palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.
O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Desta forma, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma a boa semente do aprendizado. Pois, para aprender, é necessário que a pessoa tenha humildade.
"Muitos confundem-se e acham que humildade é sinônimo de pobreza, ou é baixar a cabeça. 
A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real. 
O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade. Muitos se dizem humildes, mas na verdade não o são. Há muito orgulho travestido de humildade... 
Quando uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", ou, "não fui eu", porque se acha acima de qualquer suspeita.
A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por esta razão tem mais tempo. Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário.
A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências.
Uma pessoa humilde se compromete e realiza.  Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita.
A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser", pois respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos. Ou então se acham "perseguidos" por aqueles que têm mais conhecimento e ficam se fazendo de vítimas.
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso raramente colabora e sempre diz: "eu faço o meu trabalho, a minha parte".
Uma pessoa humilde diz:  "deve haver uma maneira melhor para fazer isto e eu vou descobrir". "Isto está sendo feito de forma errada, vou descobrir o jeito correto". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo". 
A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.
A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
A pessoa orgulhosa fica irritada quando alguém tenta lhe ensinar; a pessoa humilde vibra com o ensinamento, pois está aprendendo algo novo.
Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.
Uma pessoa humilde defende as ideias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas ideias, não porque acredite nelas, mas porque são suas, mesmo não sendo corretas. 
Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição. 
Vocês sabem por que o mar é tão grande, tão imenso e tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.
Pensem nisso, meus filhos! Vamos ser humildes para aprender e ascender...
Vovó Luiza de Guiné