Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

5 de maio de 2011

Inteligência Emocional e Inteligência Espiritual - fontes de equilíbrio emocional

Para conseguir melhor equilíbrio emocional é necessário compreender que cada vida tem seu ritmo particular; é preciso respeitar o próprio ritmo. Assim, não se deve entrar na sintonia do outro. Precisa manter seu centro interno livre das influências externas, assim como não se julgar culpado em relação às escolhas que os outros fazem.
Todos nós precisamos estimular os diferentes tipos de inteligência que temos de forma latente: QI, QE e QS.

QI (Quociente de Inteligência) é a capacidade de compreender e manipular símbolos matemáticos e linguísticos.
QE (Quociente Emocional) é a capacidade de autoconhecimento, autodisciplina, persistência e empatia.
QI e QE podem trazer crescimento profissional e financeiro – porém, paz interior e alegria só com inteligência espiritual (QS), que é a capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com problemas existenciais que surgem em momentos de fracasso, de perdas e de dor. Sem isso, até as pessoas inteligentes e sensíveis às necessidades dos outros sentem um vazio nas próprias vidas.
A Inteligência Espiritual pode não ter nada a ver com religião. Muitas pessoas que se dizem religiosas têm baixíssima sabedoria espiritual porque agem mais por condicionamento (tradição, busca de vida social, etc.) ou são guiadas por seus egos (vaidades e orgulho). No entanto, a verdadeira religiosidade, que busca compreender e estudar Deus, certamente leva a desenvolver o QS.
QS leva o ser humano a criar situações novas, a perceber a necessidade de mudar de rumo. A inteligência espiritual mostra que a pessoa tem problemas existenciais e aponta os meios de resolvê-los.
O ser humano evoluiu para fazer perguntas existenciais, para buscar sentidos e valores mais amplos. Porém, esse questionamento não basta para acabar com o vazio da vida moderna. A grande sensação de plenitude acontece quando se percebe que tudo na vida está interligado, que não existe separação no Universo e que fazemos parte de uma grande família cósmica. Essa percepção proporciona um sentimento de apoio, identificação e proteção. Nos sentimos amados, que é a necessidade básica do ser humano.
A Inteligência Espiritual dá à pessoa capacidade de avaliar o sentido da vida e é a base do QE (inteligência emocional) e do QI. Enquanto o QI resolve principalmente problemas de lógica, o QE ajuda a avaliar as situações e a reagir a elas de forma adequada, levando em consideração os próprios sentimentos e o dos outros. O QS leva a indagar se a pessoa quer estar em determinada situação (se o trabalho está dando a satisfação de que necessita ou se esta é a vida que quer levar).

Usa-se a inteligência espiritual quando se está em um impasse, quando enfrenta-se as armadilhas de velhos hábitos ou quando tem-se problemas com doenças ou sofrimentos. Portanto, a inteligência espiritual capacita o ser humano a refletir sobre o sentido da própria vida e a lidar com os problemas existenciais.
Alguns sinais de inteligência espiritual elevada:
- Capacidade de ser flexível
- Grau elevado de autoconhecimento
- Capacidade de enfrentar a dor emocional
- Capacidade de aprender com o sofrimento
- Capacidade de se inspirar com ideias e valores
- Relutância em causar danos nos outros
- Tendência para ver conexões entre realidades distintas
- Tendência para se questionar sobre suas ações e desejos, com perguntas como: “Por que agir de tal maneira?”, ou: “O que aconteceria se eu agisse de outra maneira?”
- Capacidade de seguir as próprias ideias e ir contra as convenções hipócritas.
Para desenvolver a inteligência espiritual, comece fazendo-se estas perguntas:
- Quais os meus limites?
- Por que certas coisas me incomodam?
- Qual o meu propósito de vida?
- Estou sendo verdadeiro com este propósito ou o estou traindo?
Comece a considerar a dor como desafio e mesmo como oportunidade. Assim, em vez de culpar a empresa por um trabalho sem sentido, pode-se tentar melhorar o trabalho ou procurar outro emprego, ou então, em vez de culpar o outro pela falta de amor, pode-se romper o relacionamento que está fazendo mal. É preciso assumir a responsabilidade pela própria vida e transcender a dor e os obstáculos. Como diz o ditado popular: "se a vida lhe oferece um limão, faça uma limonada".
Pode-se aumentar a autoconsciência que leva à QS através da meditação, da oração, da autorreflexão ou da leitura de poemas ou trechos de livros que ativam sentimentos de transcendência.