Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

29 de maio de 2011

Animismo e Mistificação

Antes de falar do assunto em questão, quero deixar bem claro que este blog tem o objetivo apenas de esclarecer sobre os fundamentos da Umbanda e auxiliar os médiuns iniciantes a entenderem o que é esta religião, seus guias e entidades e o que significa ser médium. Nem mais, nem menos...


Bom, voltemos ao assunto: animismo é um "fenômeno" através do qual o médium acaba por transmitir suas próprias ideias a despeito do que poderia estar pretendendo alguma entidade que ali estivesse, sendo que, em muitas vezes, nem estavam - na verdade as "mensagens" eram fruto do consciente ou mesmo inconsciente do médium que, acreditando estar sendo atuado, passava aos demais suas próprias ideias e formas de pensar sobre esse ou aquele assunto. Ou seja, animismo é o próprio Ego ou eu do médium se manifestando.
Por exemplo: se o médium for um homofóbico não treinado e a mensagem for destinada a um(a) homossexual, na maioria das vezes essa mensagem poderá ser "truncada"(mutilada) e cheia de impressões pessoais, perdendo, dessa forma, a real validade para a questão.
São decorrências de animismo, talvez não em todas, mas em sua grande parte, os Exus Reis, Barões, Duques disso ou daquilo, as Pomba-Giras Princesas daquilo outro, os Oguns de capa, capacete e espada, "todos soldados romanos" e muitas outras coisas QUE FOGEM TOTALMENTE À HUMILDADE pregada pela Umbanda, quando anunciada ou fundada em ideias e pensamentos de médiuns vaidosos e orgulhosos.


"Meus caros, MUITO CUIDADO COM O ANIMISMO, mas MUITO CUIDADO MESMO! Respeitar o ANIMISMO alheio (ficar calado), não tentar corrigir esse defeito que muitos médiuns têm, muito menos que ajudar, vai acabar mesmo é criando A UMBANDA ANÍMICA (se é que já não existe), com todas as suas consequências".


MISTIFICAÇÃO é o fenômeno em que médium ou entidade incorporante (humana ou elemental) fazem parecer ao público que acontece uma coisa que realmente não acontece. Nesse aspecto, pelo lado do pseudo-médium, estão incluídos aqueles que, pretendendo se mostrar com o "santo", fingem que estão incorporados repetindo trejeitos e formas de falar de entidades reais - SÃO OS IMITADORES DE ENTIDADES. Não vou me alongar nos porquês alguns assim agem pelo fato de que seja lá qual for a desculpa, o real motivo são suas personalidades deturpadas, já que o fazem CONSCIENTEMENTE - esse é o já famoso EKÊ.
Pelo lado das entidades que assim agem, além de terem suas personalidades deturpadas, podem ter também outras reais intenções, na grande maioria das vezes com fins obsessivos.
Isto porque, se uma entidade qualquer se apresenta como Pai Manoel de Angola, se finge de Preto Velho, age como tal e não é (A NÃO SER EM ALGUNS CASOS PERMITIDOS EM QUE A ENTIDADE ESTÁ SENDO VIGIADA PARA QUE POSSA SUBIR O SEU DEGRAU), pode ter certeza de que, mais cedo ou mais tarde irá demonstrar seus reais propósitos, não só em relação ao médium que lhe dá passagem como, talvez, até mesmo em relação ao grupo que venha a chefiar.

Um obsessor (ou kiumba) deste tipo, se não reconhecido rapidamente, costuma ir ganhando terreno através de "trabalhinhos bem feitos" aqui ou ali, de uma forma que, aos poucos, vai ganhando a atenção e carinho, não só do médium como de outros que o cercam e, a tal ponto, que se amanhã (num futuro) resolver matar um boi nos dentes, todos vão achar perfeitamente normal por se tratar do "querido Preto Velho Tal", sem perceberem que desde muito tempo atrás já estavam sendo levados, em suas práticas, aos caminhos do Baixo Astral.
Quanto ao ANIMISMO, se pode perceber o quanto pode ser prejudicial, tanto ao médium quanto a seus seguidores, na medida em que TODOS poderão estar recebendo informações ANÍMICAS e não MEDIÚNICAS. Em outras palavras, informações relativas ao inconsciente ou mesmo consciente do médium e não realmente DE ESPÍRITOS PROTETORES e GUIAS.
Sabe-se que cada entidade tem seu perfil, seu jeito próprio de ser, mas cada linha ou falange tem suas características em comum. Por exemplo, um preto velho não precisa andar arcado, necessariamente, mas daí a andar como se estivesse cavalgando, dando pulinhos, são outros quinhentos... ou um Exu que dá um "puxão de orelha" nos filhos o faz com amor e carinho e não os ameaçando com um "vai ver o que vai acontecer!".
Mediunidade de verdade existe em diversos níveis, desde o simplesmente telepático, quando o médium recebe as informações intuitivas apenas através de seu Chakra Coronário e mais raramente pelo Frontal e vai passando por vários estágios. No caso de incorporações, esse tipo de atuação não comanda gestos e movimentos do médium - ele recebe e interpreta o que recebeu e depois repassa.
Na medida em que o treinamento se dá e o médium aprende a se entregar mais (melhora a sintonia espiríto/médium), outros Chakras vão sendo tomados a ponto de irem sendo, inclusive e aos poucos, dominados pelas entidades. A partir daí e dependendo de muitos fatores, ele pode ir perdendo o comando das pernas, dos braços, da fala, etc. No meio disso tudo pode ir perdendo a consciência, ou por alguns lapsos de tempo ou, mesmo tendo consciência, ir esquecendo tudo ou quase tudo o que aconteceu antes, como acontece quando acordamos, sabemos que estávamos sonhando e, por mais que queiramos não conseguimos lembrar. Mediunidade totalmente inconsciente e em todo o tempo existe sim, mas em cerca de 1 a 2% dos casos.

Na maioria das vezes, esse processo de tomada do corpo (e mente) pela entidade é lento (existem excessões) e que a PACIÊNCIA de uma grande parte de médiuns costuma ser muito curta, o que faz com que muitos deles se achem "prontinhos" com meses de treinamento, e esta pressa acaba facilitando o animismo e até a obsessão por kiumbas. Um exemplo é quando um médium é designado como de teletransporte e, a cada gira, rola no chão grunhindo e se contorcendo, só para "mostrar que é um médium fantástico"...
Portanto, irmãos, é preciso que entendam que, quanto mais consciente, maior a possibilidade de vir a ser anímico total, principalmente se pretender expor mais suas próprias ideias e atitudes do que as do espírito verdadeiro.
Precisam entender também que, quanto mais anímicos, MENOS atuados por PROTETORES VERDADEIROS estão e, por isso mesmo, MAIS VULNERÁVEIS a todos os tipos de influências estarão.
Se uma pessoa costuma receber "sua própria personalidade" (ANIMISMO) em detrimento de reais entidades espirituais, na verdade, se ele tiver mediunidade mesmo e estando dentro de um Terreiro ou Centro Espírita, vai acabar virando alvo para intercessões do Baixo Astral e, ainda que, de início, suas mensagens possam vir a ser positivas para uns e outros (frutos de seu consciente ou subconsciente), com a chegada do Baixo (por falta de proteção de cima) a incorporação vai ficar esquisita...
Quanto a "ser muito difícil sabermos quando uma pessoa está anímica ou mediunizada" é necessário, portanto, estudar a doutrina e os fundamentos da Umbanda, para conhecer a fundo suas Entidades, Guias e Orixás, além de ficarmos sempre vigilantes.