Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

6 de abril de 2011

O porquê do ritual na Umbanda

"O ritual do terreiro é preciso para ordenamento dos trabalhos. As formas cultuadas servem de apoios mentais, que vos levam a firmar os pensamentos em breves instantes, auxiliando-nos para o rebaixamento vibratório das energias dos Orixás ao qual viemos apoiados para fazermos a caridade na Terra. A disciplina externa deve estar casada com a ordem interna dos médiuns, sendo o templo de fora um reflexo da 'igreja' de dentro de cada criatura que comparece a sessão da noite em que serão atendidas centenas entre encarnados e desencarnados. A harmonia, ou como vocês dizem na Terra, o ponto de equilíbrio, é alcançado na superação das fragilidades individuais, sustentada no esforço intencional de servir ao próximo, renovado em cada encontro semanal. A vontade alicerçada no livre arbítrio e no amor incondicional ao semelhante e para com o Sagrado é a maior fortaleza de cada um na caminhada em prol da evolução individual, sendo Jesus o maior exemplo desta disposição interna." (Caboclo Pery)
O homem encarnado tem dificuldade de se concentrar. Por este motivo há necessidade do ritual, pois os gestos, palavras, movimentos e sons que caracterizam um ritual, de valor simbólico previamente conhecido dos participantes do rito, repetido com regularidade, em intervalos que se repetem, favorecem a concentração e criam um condicionamento mental individual e coletivo que propicia um automatismo salutar na sintonia mediúnica. Por exemplo, diante do ponto cantado da entidade, quando o médium está concentrado e com o pensamento limpo, imediatamente ocorre a incorporação mediúnica.
Um ritual é uma forma de organização, um método sistematizado, que objetiva disciplinar e dar uniformidade aos pensamentos através de estímulos sensórios externos que são interiorizados no psiquismo. A repetição metódica e regular dos cânticos, a visão das imagens em comum a todos os componentes do terreiro, dispostos de frente para o congá; os atabaques, os cheiros, a defumação, as cores, os movimentos repetitivos, tudo isto favorece o condicionamento anímico e a entrega passiva dos médiuns que darão sustentação à corrente, fortalecendo o intercâmbio mediúnico.
Na Umbanda, existem vários tipos de rituais, pois isto depende do pai ou mãe de santo do terreiro. Variam diante da necessidade espiritual do grupo de trabalho e dos frequentadores da casa - isto sem falar dos dirigentes da casa que gostam de enfeitar e inventar coisas que não existem na Umbanda, ou misturar com outros cultos que conheceu - mas isto é outro assunto. 
O ritual tem, ainda, aspecto social porque une os seus praticantes na orbe do respeito e cumplicidade, além de estreitar os laços de amizade.
Um terreiro de Umbanda é um local sagrado para o culto aos Orixás. Entidades espirituais que estão presentes precisam de um ambiente magnetizado positivamente para a fixação e manutenção de suas energias no local; o espaço físico-astral, consagrado pela fé e confiança dos frequentadores, tanto da assistência como do corpo mediúnico que se confunde num só, sendo o lado daqui (plano material, plano físico) uma consequência do lado de lá (plano espiritual), que geralmente é bem mais amplo. Serve para a invocação, evocação e ligação mediúnica com as entidades que se apresentam para a realização dos trabalhos de caridade.
Portanto, meus filhos, o ritual é importante para todos, pois ajuda os encarnados a se concentrarem nos trabalhos, e a concentração correta é o remédio preventivo contra os espíritos trevosos ou trapalhões que, por acaso, queiram atrapalhar os trabalhos...