Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

13 de março de 2011

Sobre sacrifício de animais em rituais

- "Minha filha", intuiu-me minha querida preta velha, Vó Luiza, "quer saber por que não se deve matar animais à título de 'mais força nos trabalhos' ou 'maior proteção pros filhos'?
Esta indagação foi feita diante de eu e irmãos de fé termos percorrido vários terreiros em busca de uma casa com sustentação, doutrina, fundamento, disciplina, mas ora encontrávamos caridade sem doutrina, ora encontrávamos doutrina e disciplina com sacrifício de animais, tanto em obrigações quanto para curar doenças, proteção... Então, começamos a nos perguntar se era certo matar os animais... pois a justificativa era sempre de que "assim dá mais força e proteção".
- "Os seres humanos encarnados, hoje, precisam de iluminação artificial em suas casas, dependem da energia elétrica pra tudo. Então, tem 2 formas de gerar energia: usinas nucleares e usinas hidrelétricas. As duas fornecem energia, ou seja, cumprem seus objetivos. Agora imagina que vão construir uma usina em sua cidade, bem perto de onde você mora. O que você vai preferir: a usina hidrelétrica - que utiliza meios naturais, a água, para mover e gerar energia -, ou a usina nuclear - que polui a natureza e pode matar as pessoas, apesar de gerar energia?
Então, assim é em relação à matança de animais nos rituais, principalmente obrigações, o pai ou mãe de santo pode optar em sacrificar os bichinhos ou usar plantas, ervas e frutas... as duas formas cumprem o mesmo objetivo, o problema são as consequências..."


Bela sabedoria, Vó Luiza!!!