Blog da Casa de Caridade Luz Divina - dirigente espiritual Vovó Luiza

14 de março de 2010

Os Orixás e as 7 Linhas

Orixá significa literalmente “Senhor da Cabeça” e como tal o “santo” principal a que está ligada espiritualmente qualquer pessoa humana. Para a Umbanda, todo Orixá é santo, mas nem todo santo é Orixá, em virtude do plano de hierarquia, de acordo com as missões que desempenham ou desempenharam na Terra.

O santo não é a imagem, nem a história de sua vida ou de seus milagres, é um foco irradiando forças espirituais em que possa atuar, é um plano de vibrações na escala da espiritualidade, acudindo os adeptos na busca do aperfeiçoamento.

O Orixá, em função da sua vibração na sua falange, dentro da sua linha, influi diretamente nos mensageiros espirituais que são as entidades que incorporam o médium para os trabalhos a serem realizados. Na dualidade Santo-Orixá há os que viveram e os que nunca tiveram passagens terrenas, todos centralizando focos de magia astral que se procura fixar em símbolos, cores e características litúrgicas, como forma de entrosamento entre o médium e o plano divino. Dessa maneira, permite ao homem que, pelo uso instrumental ou material dos objetos rituais, possa fixar o pensamento para sintonizar na intimidade do ser a convicção da sua fé e ingressar na iniciação religiosa, galgando o desenvolvimento espiritual.

Os Orixás, na Umbanda, entrelaçam-se nas linhas de cultuação, abrangendo reinos e falanges, sendo geralmente distribuídos em Sete Linhas.
Para entender um pouco mais a Umbanda devemos conhecer as linhas ou vibrações. Uma linha ou vibração equivale a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um "Chefe". Este "Chefe" representa para nós um Orixá e cabe a ele uma grande missão no espaço.

As Sete Linhas da Umbanda:
 1.      Linha de Oxalá (ou Orixalá)
2.      Linha de Iemanjá
3.      Linha de Xangô
4.      Linha de Ogum
5.      Linha de Oxossi
6.      Linha de Yori (Ibeiji)
7.      Linha de Yorimá (Almas)

Estes nomes são sagrados e ancestrais e nomeiam os sete Orixás Maiores da Umbanda. Estes Orixás Planetários são os sete espíritos mais elevados do planeta, e nunca encarnaram aqui. Os Orixás Maiores não incorporam, eles têm funções de governo planetário. Cada um deles estende suas vibrações e ordenações a mais sete entidades denominadas Orixás Menores e estas, cada uma para mais sete inferiores e assim por diante.

Veja como se organiza uma linha:

Categoria
Quantidade
Grau
Denominação
Orixá Maior
1
-

Orixá Menor
7
1º grau
Chefe de Legião
Orixá Menor
49
2º grau
Chefe de Falange
Orixá Menor
343
3º grau
Chefe de Sub-Falange
Guia
2401
4º grau
Chefe de Grupamento
Protetor
16807
5º grau
Chefe Integrante de Grupamento
Protetor
117649
6º grau
Subchefe de Grupamento
Protetor
823543
7º grau
Integrante de Grupamento

 A cada grau que a hierarquia vai descendo a quantidade de entidades vai se multiplicando por sete, pois cada entidade, dentro de sua hierarquia, delega ordenações para mais sete.

Linhas, Legiões e Falanges

Cada linha compõe-se de sete legiões, tendo cada legião o seu chefe. Cada legião divide-se em sete grandes falanges, que por sua vez também tem um chefe e cada falange divide-se em sete subfalanges e assim por diante, obedecendo a um critério lógico.